CALVÍCIE

22/06/2010 22:57

O corte não é a principal preocupação dos homens com os cabelos. O que mais os deixam nervosos é a questão da calvície. A queda de cabelo é um problema que aparece principalmente entre as pessoas do sexo masculino. O tipo de calvície (alopécia) mais comum é aquela herdada geneticamente, chamada de alopécia androgenética. Além disso, a calvície também pode ser causada pelo estresse, uso de alguns medicamentos, entre outros.

Um dos fatores que podem provocar a alopécia androgenética é o hormônio masculino dihidrotestosterona (DHT) que estimula a queda. O DHT é resultado da transformação da testosterona, por meio da enzima 5 alfa-redutase. Em alguns homens, a queda de cabelo começa por volta dos 20 anos e agrava-se com o passar do tempo.

Os tratamentos para acabar com a calvície são realizados com a ajuda de medicamentos ou por meio de implante cirúrgico. No caso dos remédios, existem os produzidos à base da substância finasterida, que bloqueiam a ação da 5 alfaredutase, diminuindo assim a queda dos fios e estimulando, ao mesmo tempo, o crescimento de novos. Além do minoxidil, que estimula o crescimento dos fios. Os tratamentos levam em média dois anos, mas isso varia de acordo com cada paciente.

Além do uso de medicamento, existe o implante capilar, uma técnica cirúrgica em que é retirado um fragmento de 15 cm por 1,5 cm, aproximadamente, de couro cabeludo (geralmente da nuca), para ser implantado na área calva. O preço da cirurgia varia entre R$ 4.000,00 e R$ 8.000,00. "Entre as técnicas cirúrgicas existe uma em que implantamos um fio por vez. Para isso, o paciente recebe uma anestesia local. Após uma semana, o cabelo pode ser lavado normalmente.